O Cyber literatura desta quinta traz mais uma obra de William Gibson. "Agency", publicado em 2020, é o segundo livro da 'trilogia Jackpot'. Nesse novo thriller de ficção científica, o autor incrementa em seu universo fortes influências das últimas transformações sociais. Para Gibson, a ficção científica não prevê o futuro, ela só fala sobre o presente.
Em uma primeira linha do tempo, Verity Jane, uma talentosa "app whisperer" testa a versão beta de um novo produto: uma assistente digital chamada Eunice, acessada a partir de um par de óculos aparentemente comum. Enquanto a Inteligência Artificial se empenha para organizar toda a vida de Verity, a própria IA descobre suas grandes capacidades e questiona o seu propósito. Ambas percebem que há algo muito mais profundo em Eunice, o que talvez os empregadores não devessem saber.
Um século depois, Wilf Netherton trabalha em um projeto que envolve olhar para passados alternativos e orientar suas decisões finais. Verity e Eunice são seu projeto atual.
Gibson, dessa forma, propõe reflexões sobre a autonomia de um sujeito cada vez mais exposto a diferentes níveis de manipulação, através da tecnologia e pela própria tecnologia.
Fiquem atentos às próximas indicações literárias!
Comments