A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu, no dia 28 de janeiro de 2022, o direito de exploração de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink, sistema de satélites da empresa SpaceX, do empresário Elon Musk, que poderá oferecer seu serviço em todo o território brasileiro até o ano de 2027.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reuniu em novembro de 2021 com Musk para discutir uma possível parceria com o governo brasileiro. A intenção divulgada pelo ministro é usar os satélites das empresas de Musk para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra óptica, por exemplo.
No entanto, os preços anunciados pela empresa nesta semana não se revelaram muito acessíveis, com mensalidades de R$ 530, além do custo de aquisição do equipamento necessário para funcionamento na unidade consumidora, que deve ser próximo a R$ 3 mil.
A SpaceX pretende, no médio prazo, colocar em operação a constelação Starlink, composta por 4.408 satélites de órbita baixa, ou não geoestacionária.
A Swarm Technologies, por sua vez, deverá, também no médio prazo, colocar em operação a constelação Swarm, composta por 150 satélites de órbita não geoestacionária.
Com isso, será possível o provimento de serviços de transmissão bidirecional de dados para telemetria e telecomando orientados a aplicações da Internet das Coisas (IoT).
Continuaremos observando!
Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/anatel-autoriza-satelites-de-elon-musk-no-brasil-entenda-como-funciona-tecnologia-1-25371448
Comments