Na madrugada do dia 10 de dezembro de 2021, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS ficaram fora do ar após um ataque hacker do grupo ‘’Lapsus$ Group’’. Já nas primeiras horas do dia, uma mensagem foi deixada pelo invasor que dizia: “você sofreu um ransomware” e “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.
O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema, criptografando-os. Na maioria das vezes, o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um valor.
O ataque demonstra a fragilidade da segurança de dados sensíveis do Estado, como aquele realizado em novembro de 2020 contra o STJ, que gerou diversos transtornos e muita insegurança. Neste ano, também a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – foi alvo de hackers após interromper partida da CBF.
Casos assim demonstram a importância de os Estados intensificarem as suas ferramentas de segurança digital, criando barreiras de proteção e backup, pois, caso comprometidos, podem pôr em risco as atividades estatais essenciais, como a vigilância epidemiológica, sobretudo diante de sofisticados malwares como os “tardigrades”, que podem até fugir ao controle dos desenvolvedores (veja nossa publicação sobre eles aqui no instagram).
Continuaremos atentos!
Fonte: Site do Ministério da Saúde é tirado do ar e vacinas somem do ConecteSUS; Poupatempo funciona normalmente | Olhar Digital (olhardigital.com.br)
Comments