Softwares avançam na capacidade de armazenar informações e associá-las com outras grandes bases de dados. Porém, para ganharem consciência, precisam desenvolver capacidade de raciocínio. Na comunidade científica, é praticamente consensual o entendimento de que sistemas de IA não possuem consciência.
Embora muitos temam por robôs autoconscientes, atualmente, um dos impactos mais prováveis das novas tecnologias se encontra diretamente relacionado ao mercado de trabalho. A tendência é de que as atividades repetitivas e sem esforço intelectual sejam substituídas pelas máquinas.
Segundo pesquisa promovida pela Universidade de Brasília (UnB), até 2026, robôs e programas de computador poderão ocupar 54% dos empregos formais no Brasil. No entanto, é importante destacar que, se por um lado muitos postos de emprego irão fechar, outros, ligados à tecnologia, deverão surgir.
Seguiremos acompanhando!
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2022/07/ainda-sem-consciencia-inteligencia-artificial-avanca-e-promete-revolucionar-o-mercado-de-trabalho-e-a-ciencia-cl52j7vv90049019ih1aoyrk6.html
Comments