Na última semana, a China aprovou uma lei visando limitar a atuação de algoritmos e o poder de influência que eles tem sobre os usuários.
A partir do mês de março de 2022, os internautas poderão escolher se querem ou não receber sugestões de compras baseadas em informações coletadas sobre eles.
Em todo o mundo, as grandes empresas de tecnologia se utilizam de inteligência artificial para coletar e processar dados de comportamento na internet, a partir de ferramentas como os ‘cookies’, direcionando de forma mais eficiente as campanhas de publicidade. A estratégia recebe o nome de ‘microtargeting’, pois pode criar até mesmo anúncios individualizados para cada um dos usuários, após o perfilamento destes. Você sabia?.
Talvez o principal avanço da legislação está na vedação da discriminação de consumidores através do uso da IA. Os fornecedores não poderão ajustar preços de acordo com a disposição do cliente para adquirir o produto, estratégia já muito comum na China. A medida afetará especialmente as seguradoras e empresas privadas de saúde, das quais será exigida maior transparência nos parâmetros de cálculos de apólices.
Percebe-se que o país tem dirigido grandes esforços para reduzir o poder das Big Techs, que, segundo os legisladores, possuem técnicas muito eficazes para manter os usuários ativos em suas plataformas. Além de limitar o tempo de uso de crianças, a China também tem fomentado a prática de esportes pelos jovens.
Seguiremos atentos às inovações legislativas no campo da IA!🤖
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/felipe-zmoginski/2022/01/10/china-cria-lei-para-limitar-poder-de-algoritmos-de-influenciar-nossas-vidas.htm
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