Desde o início das operações, no final da década de 2000, as criptomoedas foram associadas, por alguns, a atividades ilícitas, incluindo lavagem de dinheiro e todo tipo de comércio ilegal. A descentralização dos criptoativos afasta a possibilidade de regulação estatal, e dificulta o rastreamento de operações financeiras. Por outro lado, a ausência de normas para a gestão de risco ou reservas de capital conduz à extrema volatilidade dos ativos.
Para Robert Reich, Ex-Secretário de Trabalho dos EUA, a falta de regulação levará o mercado de criptomoedas ao colapso, assim como levou outros esquemas Ponzi (pirâmide financeira), que provocaram a queda da bolsa de 1929 e a crise de 2008, o que afeta toda a economia.
Em todo o mundo, existe um forte lobby para impedir a regulação desse mercado, no qual a propaganda é o principal artifício para valorizar os ativos. Enquanto grandes empresários (como Elon Musk), influencers e celebridades aderem a projetos de criptomoedas, mais investidores são atraídos por elas, gerando um risco cada vez maior para toda a economia global. Por isso, mais do que nunca, se faz necessário regulamentar o mercado e o papel de todos esses atores.
Leia a matéria completa: https://www.theguardian.com/technology/commentisfree/2022/jun/19/the-crypto-crash-all-ponzi-schemes-topple-eventually?fbclid=IwAR3dTTooKuLbKTwlxis4CHtOa6Zw62P5NTIjkqHkRBLgWdCgfEQes2IpLu0
Comments