top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Crise para quem?


Relatório da OXFAM sobre desigualdade traz à tona o impacto da revolução tecnológica em termos socioeconômicos, agora no aspecto do reforço das desigualdades entre as pessoas, o que não pode passar desapercebido por aqueles que se dedicam ao tema, em especial quando se busca perceber os reflexos desta no âmbito do Estado de Direito. Enquanto no mundo inteiro se acentua uma grave crise socioeconômica, as 10 pessoas mais ricas do mundo dobraram seu patrimônio durante a pandemia de Covid-19. Não por coincidência, 9 delas são direta ou indiretamente ligadas a empresas de tecnologia, como Amazon, Microsoft, Oracle, Google, Meta e Apple.

.

Os dados foram baseados na lista de bilionários da Forbes, coletados entre março de 2020 e novembro de 2021, e constam do relatório “Desigualdade Mata”, da Oxfam, divulgado no último domingo (16/01).

.

Calcula-se que a pandemia crie um bilionário a cada 26 horas. Só o Brasil ‘ganhou’ 40 bilionários na lista da Forbes de 2021, dentre eles, pessoas vinculadas a empresas de pagamento online, segurança digital e outros setores da tecnologia.

.

Por outro lado, a renda de 99% das pessoas do mundo caiu, e mais de 160 milhões foram empurrados para a pobreza. A desigualdade foi decisiva para o aumento de mortalidade pela Covid-19 em diversos lugares do mundo, forçando as pessoas a se exporem ao vírus para suprir suas necessidades básicas, além da falta de adequado tratamento médico para quadros graves. Há de se destacar também a disparidade na distribuição de vacinas entre os países.

.

A necessidade de afastamento social, combinada com uma expansão sem precedentes de produtos e serviços de tecnologia, propiciou um redirecionamento do capital internacional para empresas desses setores, esvaziando outras cadeias produtivas que geram mais riqueza e mais empregos. É de se destacar também as frequentes críticas contra esses setores, que promovem a precarização de condições de trabalho, mantendo muitos na informalidade.

.

Seguiremos atentos aos impactos de novas tecnologias na sociedade!

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/pandemia-produz-um-bilionario-a-cada-26-horas-diz-oxfam.shtml?pwgt=l94mlh1nh1lhv5b6z5j9yc5ml95lvujehkehe

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page