top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Dall-E: a IA que pode revolucionar a criação imagens

Atualizado: 6 de ago. de 2022


O OpenAI, laboratório de Inteligência Artificial de São Francisco, na Califórnia, está desenvolvendo uma nova tecnologia para criar e editar imagens digitais a partir de uma descrição de texto. O sistema tem sido chamado de 'DALL-E', um jogo de palavras que mistura o nome do pintor Salvador Dalí com o robô autônomo do filme de animação WALL-E, de 2008.


O projeto DALL-E ainda não foi compartilhado com o público, mas um dos pesquisadores responsáveis, Alex Nichol, demonstrou o funcionamento do sistema, que foi capaz de criar "um bule em forma de abacate" e "gatos jogando xadrez" (imagem da notícia), somente a partir dessas poucas instruções, o que poderia auxiliar artistas gráficos (ou substituí-los).


A grande preocupação que surge ao redor do DALL-E é que, com o aprimoramento da tecnologia, ela seja utilizada para espalhar desinformação na internet. Subbarao Kambhampati, professor de ciência da computação da Universidade do Arizona alerta para a possibilidade de produzir falsificações profundas, de difícil verificação.


A tecnologia utilizada para que a DALL-E consiga compreender as formas de linguagem, chamada Generative Pre-trained Transformer 3 (GPT-3), também foi desenvolvida pela OpenAI. Pela descrição, o programa cria ilustrações, pinturas, fotos, renderizações, esboços - enfim, qualquer coisa que possa ser identificada através de palavras.


A OpenAI descobriu que 'DALL-E é capaz de renderizar a mesma cena em uma variedade de estilos e pode adaptar a iluminação, sombras e ambiente com base na hora do dia ou estação do ano', mesmo quando esses detalhes não são especificados.


Seguiremos acompanhando o desenvolvimento de novas tecnologias de IA!


Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/conheca-dall-inteligencia-artificial-que-cria-qualquer-imagem-partir-de-uma-descricao-de-texto-25466718?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar

8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page