top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Detetives virtuais contribuem para verificação de fatos em conflito na Ucrânia


A partir de uma técnica conhecida como Inteligência de Fontes Abertas (OSINT), detetives virtuais (repórteres, ativistas, pesquisadores e entusiastas amadores) têm acompanhado o conflito na Ucrânia para verificar informações que circulam na internet. Essa atividade tem crescido nos últimos anos, graças ao desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na análise de dados.


Para isso, informações disponibilizadas para o público, como vídeos, fotos de mídia social e metadados são analisados em tempo real para descobrir quando e onde os registros foram feitos, comparando-os com fotos de satélite para contextualizar as imagens. Esse processamento envolve o cruzamento de uma infinidade de variáveis, e não poderia ser realizado sem a ajuda de hardwares e softwares sofisticados.


O objetivo do trabalho é trazer para o público esse tipo de informação que os governos já têm capacidade de produzir. Além disso, a OSINT pode exercer um importante papel de documentar os fatos de forma precisa, como eventuais crimes de guerra, filtrando as informações mais importantes no meio desse intenso fluxo de dados.


Continuaremos acompanhando!


Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/detetives-digitais-investigam-invasao-da-ucrania-pelo-exercito-russo-25410328?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page