Após Elon Musk ter comprado a plataforma Twitter por 44 bilhões de dólares no mês de abril de 2022, usuários da rede social repercutiram a notícia. Alguns pediram o retorno de Donald Trump (atualmente banido da rede), outros manifestaram preocupação com o relaxamento das normas de moderação. Jeff Bezos questionou qual poderá ser a influência do governo chinês após a aquisição.
Ademais, grupos de direitos humanos levantaram preocupações sobre discurso de ódio no Twitter e o poder que a venda da empresa dará a Elon Musk, que já se proclamou “absolutista da liberdade de expressão” e por algumas vezes realizou críticas à moderação de conteúdo da plataforma.
A Anistia Internacional está preocupada com qualquer possível decisão do Twitter que possa corroer a aplicação das políticas e mecanismos projetados para moderar o discurso de ódio online.
Em uma conferência no TED, Musk elaborou seus planos de tornar o algoritmo da empresa um modelo de código aberto, que permitiria aos usuários ver o código, mostrando como certas postagens surgiram em suas linhas do tempo.
O empresário também apontou para a politização da plataforma e recentemente tuitou que as políticas de qualquer plataforma de mídia social “são boas se os 10% mais extremos à esquerda e à direita estiverem igualmente infelizes”
É provável que aumente a pressão por maior regulação das mídias sociais para combater notícias falsas e discursos de ódio, como defende o presidente dos EUA, Joe Biden. Musk torna-se agora um magnata das redes sociais, como o líder do Facebook, Mark Zuckerberg.
Fontes:
https://oglobo.globo.com/economia/negocios/da-moderacao-ao-algoritmo-4-coisas-que-musk-pode-mudar-no-twitter-25489380?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/de-bolsonaro-a-trump-veja-reacoes-a-compra-do-twitter-por-musk.shtml?pwgt=l94mlh3jt62jqvivkvimh7ra9yk0iprgt8c0beild1o2bi0y&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/grupos-de-direitos-humanos-citam-preocupacao-sobre-discurso-de-odio-em-compra-do-twitter-por-musk.shtml?pwgt=l94mlh0zyj9b0wyuaif1iguo9fp51
Bình luận