top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Alexa como solução de escuta ativa

Atualizado: 6 de ago. de 2022


Rafael Velasquez Saavedra da Silva, sócio da empresa Techbiz, uma das principais fornecedoras de sistemas de vigilância às polícias, ao Ministério da Justiça, ao Ministério Público e às Forças Armadas no país, afirmou que a Alexa é uma grande solução de escuta ativa em uma residência.


Na live da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, Velázquez falou com entusiasmo sobre o uso de novas tecnologias em investigações e no combate ao crime organizado.


“É uma nova fronteira”, ele afirmou, mencionando o que chama de “Investigação 360″: o uso de múltiplas ferramentas tecnológicas para levantar informações de suspeitos das mais variadas fontes. Uma das tendências é fazer investigações no que se chama de “internet das coisas” – ou seja, em eletrodomésticos e outros objetos online.


A Alexa é um deles. “Ora, para que eu acione e fale ‘Alexa, faça isso, faça aquilo, toque música’, ela ouve o que se passa naquele ambiente”, ele exemplificou. Por isso, segundo ele, o aparelho pode ser facilmente transformado em uma “solução de escuta ativa”.


Outra tendência é o uso de sistemas que integram telefones celulares ao GPS e ao sistema de som de carros, chamados no mercado de carplay, para bisbilhotar a vida dos usuários.


Para André Ramiro, coordenador de privacidade e vigilância do Instituto de Pesquisa Tecnologia e Direito do Recife, o Ip.Rec, a declaração de Velasquez ilustra “a busca constante por vulnerabilidades ou potenciais de monitoramento em dispositivos tecnológicos pessoais”, que é como se constrói a linha de ação dos fornecedores de tecnologias de vigilância.


Seguiremos acompanhando o capitalismo de vigilância!


Fonte: https://theintercept.com/2022/04/18/alexa-e-solucao-de-escuta-ativa-diz-empresario-que-vende-softwares-de-vigilancia-a-policias-e-forcas-armadas/

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page