top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Exclusão digital


O relatório Fatos e Números da União Internacional de Telecomunicações, UIT, revela que 37% da população mundial nunca usaram a internet por não terem acesso ao recurso.


Para a agência da ONU, a notícia é boa para o desenvolvimento, mas o acesso à rede mundial de computadores permanece “profundamente desigual”.


Cerca de 96% das pessoas que não têm acesso à tecnologia vivem em países em desenvolvimento. A agência afirma que as mulheres em países menos desenvolvidos estão particularmente marginalizadas, quatro em cada cinco estão fora da internet. Muitos excluídos digitais enfrentam desafios como pobreza, analfabetismo, acesso limitado à energia elétrica e falta de conhecimentos digitais.


Para a agência, as soluções digitais serão necessárias para revitalizar o desenvolvimento sustentável e ajudar os países a alcançar a agenda 2030.


Em todo o mundo, 62% dos homens usam a internet comparado a 57% das mulheres. Ainda que o fosso digital esteja diminuindo em todas as regiões do mundo e quase eliminado nos países desenvolvidos, a divisão é mais acentuada na África com 35% dos homens e 24% das mulheres acessando a internet.


Mundialmente, usuários em áreas urbanas têm duas vezes mais chance de acessar a internet que os habitantes de áreas rurais. A relação é de 76% nas cidades e 39% em contextos rurais.


Para maiores informações sobre o relatório da ONU, acesse: https://news.un.org/pt/story/2021/12/1772182

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page