Segundo o pesquisador de redes sociais Ethan Zuckeman, as ideias que Elon Musk defende para o Twitter já foram superadas pelo menos há 10 anos. Como exemplo, ele aponta a pretensão de que cada perfil corresponda a uma pessoa real, o que já gerou problemas ao Facebook, em sua fase inicial. Em outro ponto, a maioria das redes sociais também já descartou um modelo que aceita qualquer tipo de postagem, o que "tende a afugentar mulheres, pessoas não brancas e indivíduos que são alvo de intimidação e assédio", ou seja, todo tipo de minorias.
O que poderia parecer, a princípio, algo positivo, a ideia de tornar o algoritmo do Twitter mais aberto, é algo muito vago, considerando que os códigos usados por empresas como o Twitter são geralmente de aprendizado de máquina, muito complexos, e saber suas regras não ajuda em nada. Na verdade, os algoritmos, bem como seus efeitos, da plataforma já são abertos. Para Zuckerman, as redes sociais deveriam se pautar mais pela lógica pública do que pela privada, instituindo mecanismos democráticos de moderação e governança.
Após o anúncio da aquisição do Twitter por Elon Musk, na último dia 25 de abril, como nós já noticiamos, perfis de bolsonaristas tiveram crescimento exponencial na rede. Alguns deles o atribuem ao fim da censura a perfis de direita, já que Musk se declara um absolutista da liberdade de expressão. Para especialistas ouvidos por reportagem da Folha de S. Paulo, esse aumento é uma mescla de crescimento espontâneo, porém, potencializado por contas inautênticas, como robôs.
Seguiremos acompanhando!
Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/04/ideias-de-musk-para-o-twitter-sao-coisas-de-dez-anos-atras-diz-pesquisador-de-redes-sociais.shtml?pwgt=l94mlgxiieluaddtq72hoifuez30683j6swd2r3rvrwnvxfm&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift
https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2022/04/o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-boom-de-seguidores-de-perfis-bolsonaristas-no-twitter.shtml?pwgt=l94mlgyvasl1ujzgxbev2ud052tpj2q96dzfb87bgxhobcw2&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift
Comments