Seguindo com nossa lista de romances clássicos de ficção distópica, dessa vez apresentamos a obra “Nós”, de Ievguêni Zamiátin, publicada em 1924, que narra o cenário de uma avançada sociedade do século XXIX, tida como “perfeita”, sob o preço de manter seus cidadãos sob constante vigilância.
O mundo é descrito do ponto de vista do Estado Único, cidade-Estado que se formou após uma longa guerra, da qual se sagrou vencedora, separando-se, assim, do “mundo primitivo”. O que se destaca nessa sociedade é o extremo controle da rotina individual. Todos vivem em apartamentos feitos de vidro, podendo raramente cobrir as paredes para realizar atividades específicas. Além disso, todos possuem uma agenda de funções bem definidas, sendo poucos os momentos livres, de “horas pessoais”.
Trata-se de uma reflexão acerca da supressão de liberdades individuais em prol de interesses supostamente coletivos. É uma obra muito pertinente para os tempos atuais, pois levanta questões sobre privacidade, segurança de dados e mesmo as consequências da superexposição promovida pelas mídias.
Qualquer semelhança com o mundo atual não é mera coincidência!
Fique atento às próximas indicações literárias, todas as quintas-feiras 🤖📚
Comments