top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Implantes cerebrais


A Neuralink, empresa controlada pelo empresário Elon Musk, está próxima de tornar realidade uma tecnologia digna de história de ficção científica: o implante de chips em cérebros humanos.


Inicialmente, a intervenção teria como propósito ajudar pacientes com paralisia a utilizar aparelhos eletrônicos, como smartphones, somente com a mente, o que poderia, posteriormente, evoluir para devolver-lhes os movimentos corporais. Entretanto, em seu site oficial, a Neuralink já adianta que não há limites para a aplicação de tal tecnologia.


Sistemas de interface cérebro-computador implantáveis vêm sendo desenvolvidos pela empresa desde 2016, e nos últimos anos vinham sendo testados em animais. Agora, a Neuralink está contratando um diretor de testes clínicos, o que permitirá dar início aos estudos em humanos.


A longo prazo, segundo Musk, o objetivo desses implantes é promover o aprimoramento humano, e, claro, aumentar a sua conectividade com o mundo digital. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, além dos avanços em tratamentos de doenças neurológicas, ela pode transformar completamente a experiência na internet, principalmente no metaverso, alcançando um novo nível de interação.


Por outro lado, é preciso pensar nas implicações que uma conexão direta desse tipo pode ter. Se, hoje, já é difícil conter o ímpeto das Big Techs pela exploração dos dados de usuários de smartphones e computadores, como proteger a privacidade se elas estiverem dentro de nossos próprios cérebros?


Seguiremos atentos a inovações no campo da neurotecnologia!




Fonte: https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,neuralink-de-elon-musk-se-prepara-para-implantar-chips-em-cerebros-humanos,70003958922

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page