top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Ernest Cline



Jogador nº 1, de Ernest Cline, que deu origem ao filme homônimo, de 2018, foi publicado originalmente em 2011 (Ready Player One). O cenário da obra se passa no ano de 2044, em que as guerras, a desigualdade e a fome conduziram a humanidade e o Planeta a um declínio sem precedentes.


Por outro lado, o desenvolvimento da computação e da realidade virtual não parou, e é onde se passa a maior parte da história deste livro, aproximando-se muito da referência do que hoje temos como o metaverso e de outras obras clássicas, como Snow Shadow.


O que torna a vida mais suportável para a maioria é justamente o OASIS, um universo virtual em que o usuário, por meio de um avatar, pode fazer o que quiser, com uma infinidade de opções, desde jogar até trabalhar e estudar. É uma visão interessante do que está por vir: o metaverso como forma de alienação (salvação?) para a dura realidade que nos espera.


Embora projete sua visão de futuro, o autor se utiliza de inúmeros elementos da cultura pop dos anos 1980, com referências a filmes e livros marcantes da época, criando uma atmosfera nostálgica de quando tudo o que estamos vendo hoje ainda era ficção.


Continue atento para nossas próximas indicações literárias!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page