Você já fez uma busca na internet por um produto ou empresa e viu como primeiro resultado da pesquisa uma companhia concorrente ou um item similar?
Trata-se de duas técnicas fraudulentas conhecidas por "ad hijacking" e "branding bidding".
É isso o que está por trás da guerra judicial entre o Magazine Luiza e a Via, dona de marcas como Casas Bahia.
Segundo o diretor-geral no Brasil da AdPolice, Daniel Filla, disputas como esta existem desde que a rede passou a ser também um espaço publicitário, mas tendem a "explodir" nos próximos anos.
O infrator pode cometer uma fraude visível, só de palavra-chave, ou uma mescla desses dois atos. O chamado "branding bidding" já foi aportuguesado pelo vocabulário do mercado de publicidade. “Bidaram” a minha marca, como eles dizem.
O termo é geralmente utilizado quando se faz uma busca por determinada empresa na internet e o primeiro resultado que emerge é o de uma competidora. É considerado menos grave, mas com a maior ocorrência de ilícitos.
O outro, considerado mais grave, é quando há uma clara fraude por meio de texto e imagem. É o "sequestro de anúncio", mais conhecido pelo termo em inglês Ad Hijacking.
A prática pode se tornar um grande problema financeiro para as empresas! Continuaremos acompanhando!
Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,magalu-via-varejo-disputa-na-justica,70003969728
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