top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Maioria dos brasileiros acredita que fake news influenciam eleições


O Datafolha divulgou no último sábado, dia 26 de março, pesquisa de opinião mostrando que 60% dos brasileiros consideram que 'fake news' veiculadas em aplicativos de mensagens e em redes sociais podem influenciar muito o resultado das eleições. Para 22%, elas podem influenciar um pouco, para 15% não devem interferir, e 3% não souberam responder.


Dentre os participantes, 84% têm conta em alguma plataforma. 82% utilizam o WhatsApp, 61% o Facebook, 56% o Instagram, 30% o TikTok, 20% o Telegram e 16% o Twitter.


81% dos entrevistados acha que plataformas como Facebook, Twitter e Instagram deveriam excluir publicações com notícias falsas sobre as eleições o mais rápido possível. 51% deles é favorável à suspensão de aplicativos de mensagem que desobedeçam ordens da Justiça para evitar a difusão de desinformação.


A experiência desde as eleições de 2018 demonstra a grande dificuldade em se combater 'fake news', considerando a velocidade em que a informação circula, e o poder do viés de confirmação, pelo qual muitas pessoas não se importam se a notícia é verdadeira ou falsa, mas somente se ela corrobora suas próprias opiniões. Especialistas confirmam a crescente influência das plataformas digitais na formação de opinião dos usuários, e as 'fake news' são um ponto sensível, principalmente em algumas plataformas como o Telegram, que até então se mostraram contrárias à moderação de conteúdo.


Seguiremos acompanhando o processo eleitoral!


Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/datafolha-60-dizem-que-fake-news-podem-influenciar-muito-o-resultado-das-eleicoes.shtml?pwgt=l94mlgxe2jio9l3c35uhc401lb65w5mlapq8m6m3jb3tde6a&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift

0 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page