top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Matthew T. Anderson


Em ‘Feed – Conexão Total’, publicado em 2007, o autor M. T. Anderson evidencia um futuro distópico, que não parece nada distante, se analisarmos o avanço da tecnologia atual. Na sociedade retratada na obra, os “chips” implantados no cérebro tem um papel central, conectando cada indivíduo diretamente com a internet, como pretende a “Neuralink”, empresa controlada por Elon Musk.


Desde 2016, essa instituição tem desenvolvido um microchip de inteligência artificial capaz de possibilitar a comunicação do cérebro com os aparelhos eletrônicos, embora ainda esteja em fase de testes.


A mudança na forma com que o ser humano interage com o mundo, influenciada pelas novas tecnologias, na visão do autor, provocaria uma série de efeitos colaterais, intensificados pelo consumocentrismo da sociedade capitalista. O livro reflete sobre como algumas tecnologias são incorporadas, acarretando grandes avanços, mas não são considerados os riscos individuais e sociais de sua implementação.


Embora o livro se direcione para um público mais jovem, com críticas à sua alienação, também discute questões complexas da sociedade, como a desigualdade social e o poder irrefreado da mídia, adiantando discussões atuais, como o “microtargeting” e a manipulação das escolhas humanas.


Assim, Feed traz uma leitura realista das possibilidades criadas pela sujeição do homem à tecnologia, e do aumento da desigualdade provocado pela sua evolução.


Fique atento às nossas próximas indicações literárias! Todas as quintas- feiras, pelo instagram @cyberleviathan e pelo site✔️

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page