Erin McDannald é CEO da Environments, uma empresa de software de design de interiores que constrói as chamadas ‘’experiências de trabalho imersivas em realidade virtual’’, e está testando seu próprio produto: cinco funcionários trabalham no escritório virtual, cada um com o próprio avatar que se parece fisicamente com eles. McDannald pode ir até a mesa virtual de um trabalhador e fazer uma vistoria a qualquer momento. Apesar da oportunidade aumentada para supervisão gerencial, ela afirma que nenhum funcionário se opôs. "Acho que haverá uma fusão de nossas ‘personas’ físicas e online", disse ela.
Os fones de ouvido e óculos de realidade virtual (VR) podem coletar mais dados sobre nós do que as telas tradicionais, o que dá às empresas mais oportunidades de levar e compartilhar esses dados em perfis e publicidade. Eles também poderiam dar aos empregadores mais maneiras de monitorar seus funcionários e até mesmo suas mentes.
O grupo de defesa dos direitos digitais Electronic Frontier Foundation e a Extended Reality Safety Initiative, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve padrões e aconselha os legisladores sobre segurança em VR, levantaram o alarme sobre as ameaças de privacidade que as Big Techs estão colocando com sua visão para um metaverso que envolverá a todos.
.
Investigações do The Washington Post e outras publicações encontraram empresas compartilhando dados pessoais, como nome, e-mail e localização com terceiros sem revelar quem são esses terceiros. ‘’Os aplicativos disparam dados sobre você enquanto cozinha, trabalha e dorme - e mesmo depois de você ter pedido para eles não te rastrearem.’’
À medida que nossas interações com empresas e seus aplicativos passam de telas em nossas mãos, para fones de ouvido em nossos rostos, o potencial de coleta invasiva de dados cresce. É razoável sentir-se preocupado que uma empresa de publicidade gigante como a Meta esteja se posicionando como líder no mercado de VR.
Seguiremos de olho nos riscos da realidade virtual!👨💻👩💻
Fonte: https://www.washingtonpost.com/technology/2022/01/13/privacy-vr-metaverse/
Comments