O metaverso é a tecnologia do momento. Sabe-se que ele funciona permitindo a imersão numa realidade virtual através da visão e audição.
No entanto, além da visão e da audição, estão sendo testados sistemas que permitem a imersão olfativa e tátil. Esses meios proporcionam uma integração ainda maior entre homem e máquina.
A OVR ou realidade virtual olfativa, busca fazer com que os cheiros e aromas sejam pulverizados ao usuário, permitindo que ele sinta centenas de aromas a partir de compostos químicos base.
Outras tecnologias que vem nessa seara, são de aplicação táteis, e já existem dois protótipos em desenvolvimento. Um deles é baseado em estímulos ultrassônicos que vibram e proporcionam sensações na região dos lábios, dentes e língua, o outro, desenvolvido pela Meta, é uma luva háptica que visa reproduzir a pressão, textura e vibrações nas mãos.
Seguiremos acompanhando as inovações!
Fontes: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/05/24/como-empresas-estao-tentando-levar-cheiros-ao-metaverso.htm#:~:text=%22O%20cheiro%20tem%20um%20efeito,%2C%20presidente%2Dexecutivo%20da%20companhia
https://www.maistecnologia.com/metaverso-permite-sentir-sensacoes-como-a-de-um-beijo/
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/2021-11-16-metaverso-ira-contemplar-sensacoes-tacteis/
Comments