Por 1 voto, Milei se livra de investigações sobre escândalo
- Cyber Leviathan
- 24 de fev.
- 2 min de leitura

Matheus Aldyr
Redator
Nesta quinta-feira (20), o Senado argentino realizou uma votação relativa à abertura de investigações envolvendo o atual presidente da Argentina, Javier Milei, que, por 1 voto, se livrou do processo de investigação.
De acordo com informações publicadas pelo jornal Clarín, a proposta de abrir uma investigação recebeu 47 votos a favor e 23 contra. No entanto, para atingir a maioria qualificada de dois terços necessária, faltou apenas um voto.
A polêmica envolvendo Milei aconteceu na sexta-feira passada (14). Naquele dia, o presidente argentino publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) uma publicação promovendo a criptomoeda $LIBRA. Rapidamente, milhares de pessoas começaram a adquirir a moeda, incentivadas pelo post. Com a alta do valor do token digital, pessoas que já possuíam a moeda antes da publicação de Milei venderam sua parte, lucrando com a movimentação. Após isso, a moeda perdeu quase todo o valor de mercado, causando prejuízo aos investidores.
Essa é uma prática já conhecida no mercado de investimento cripto, chamada “rug pull” ou “puxada de tapete” em português. O golpe ocorre quando os criadores de uma criptomoeda ou projeto digital incentivam investidores a comprarem o ativo, prometendo altos retornos e benefícios futuros. Depois de atrair muitos compradores e elevar o valor do token, os desenvolvedores vendem suas participações de forma rápida e abandonam o projeto, causando uma queda brusca no preço.
A suspeita aumenta quando, ao pesquisarmos no blockchain — sistema que registra toda transação relativa às criptomoedas atreladas a ele —, aparece que a moeda foi criada três minutos antes da divulgação de Milei.
As criptomoedas foram criadas a partir de 2008 e possuem uma ligação com a insatisfação gerada pela crise no sistema financeiro estadunidense. Naquela época, foi lançada a primeira e mais famosa criptomoeda, o Bitcoin.
Criado por Satoshi Nakamoto, o Bitcoin iniciou o mercado das criptomoedas. A moeda não é atrelada a nenhuma outra, ou ao ouro, ou a qualquer materialidade. Trata-se de um valor inteiramente especulativo e imaginário. A moeda é atrelada a um sistema de criptografia, chamado blockchain, que registra todas as transações envolvendo cada token, ou porcentagem de unidade da moeda.
Hoje existem inúmeras moedas digitais, que podem ser independentes, como o Bitcoin, ou atreladas a outras pré-existentes, como no caso da $LIBRA, envolvida no escândalo com o presidente argentino.
Comments