A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou um software capaz de roubar dados de usuários que possuem a TV Box HTV, modelo pirata com acesso sem autorização de canais de TVs por assinatura mais vendido no Brasil.
O estudo foi conduzido pela Anatel com a colaboração de técnicos da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).
De acordo com uma nota emitida pela agência, o software "é capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV Box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede [...] havendo infraestrutura que permitisse o controle simultâneo de várias TV Boxes, seria possível viabilizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS - Distributed Denial of Service), com potencial para causar prejuízos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações".
Estima-se que 33 milhões de brasileiros consomem conteúdo a partir de dispositivos que liberam o sinal de canais pagos, conhecidos como ‘’gatonet’’. Vale lembrar que essa ação é ilegal, quando não há homologação da ANATEL.
Seguiremos de 👀!
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/12/23/anatel-descobre-programa-espiao-em-aparelho-gatonet-mais-vendido-do-pais.htm
Comments