top of page
Foto do escritorCyber Leviathan

Propagação de desinformação no Brasil

Atualizado: 4 de ago. de 2022


A circulação massiva de desinformação no Brasil tem preocupado organismos internacionais, instituições do Estado e entidades da sociedade civil. Com o arrefecimento da pandemia, consagrando a vitória da ciência, as atenções agora se deslocam para o cenário eleitoral, no qual o TSE - Tribunal Superior Eleitoral tem atuado em diversas frentes para assegurar a credibilidade de instituições democráticas.


Embora não seja um fenômeno novo, a propagação de fake news ganhou novos contornos na sociedade em rede, enquanto as plataformas não contribuem efetivamente para freá-las, sem apresentar políticas e processos estruturados sobre o problema, conforme aponta levantamento do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.


Para Clara Becker, diretora do projeto Redes Cordiais, dois caminhos são essenciais para combater a desinformação: a cooperação com as plataformas e a regulação por parte dos Estados, tornando os processos de anúncio e impulsionamento de conteúdos mais transparente. Porém, o tratamento adequado do problema passa por uma abordagem multidisciplinar, com capacitação dos profissionais de comunicação e uma educação midiática.


Seguiremos acompanhando!


Leia a matéria completa em: https://diplomatique.org.br/impactos-da-desinformacao-no-brasil-em-tempos-de-covid-19-e-eleicoes/

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page