Novamente em pauta, sobretudo após o ‘’ apagão’’ global da rede social no dia 04 de outubro de 2021, uma ex-gerente de produtos do Facebook, Frances Haugen, prestou informações à reportagem do Deutsche Welle, revelando que foi a responsável pelo repasse ao Wall Street Journal de dados de pesquisas realizadas pela própria plataforma sobre influências dos serviços do grupo à saúde mental de adolescentes e que colocaram recentemente o Facebook sob intensa pressão política nos EUA (veja o post sobre isso no @cyberleviathan).
A ex-gerente acusa a companhia de priorizar o lucro em detrimento da segurança dos usuários e de promover conteúdo que inspira raiva. Já tendo trabalhado para outras empresas como o Google e o Pinterest, Frances Haugen afirma que o Facebook é ‘’ significativamente pior’’ do que qualquer coisa que ela já viu.
"A versão atual do Facebook está dilacerando nossas sociedades e levando à violência étnica em todo o mundo", afirmou. Haugen relata ainda que ‘’ a rede social percebeu que, ao modificar o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas gastam menos tempo na página e clicam menos em anúncios", o que faz com que a empresa ganhe menos dinheiro.
Deixando claro que não se pode confiar no ‘’ autopoliciamento’’ da plataforma, a ex-funcionária deve testemunhar no Congresso dos EUA esta semana.
Fique atento para as próximas notícias sobre o caso!!
Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/613429-o-facebook-esta-dilacerando-nossas-sociedades-diz-ex-funcionaria
Comments