O GLOBO teve acesso a prints de um fórum hacker de origem russa com pelo menos sete anúncios de venda de logins e senhas de usuários do Ministério da Saúde, da Controladoria Geral da União (CGU) e da Agência Brasileira de Informação (Abin).
Os mais recentes ataques hacker contra instituições estatais brasileiras têm demonstrado grande fragilidade da segurança informacional no país, conforme constatado pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Em maio deste ano foi apurado que 74% dos órgãos da administração federal não têm uma política padrão de backup e 66% das instituições não armazenam os arquivos criptografados.
O estado de “ciberinsegurança” foi agravado pela ampliação do ‘home office’ no serviço público durante a pandemia, somado à falta de investimentos em tecnologia da informação e de instrução adequada aos servidores.
Há relatos de que dados de acesso a sistemas governamentais têm sido comercializados por hackers. Suspeita-se que o ataque realizado neste mês de dezembro de 2021 contra o Ministério da Saúde, do qual ainda não se sabe a gravidade, tenha sido efetuado por um “perfil legítimo de administrador”, que pode ter sido adquirido dessa forma.
Os últimos eventos somam-se a uma grande série de ocorrências cibernéticas, que alimentam um ascendente mercado de comercialização de dados pessoais, como o megavazamento que expôs 223 milhões de brasileiros, revelado no início deste ano.
Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/hackers-invadem-sistemas-do-governo-vendem-senhas-de-servidores-de-orgaos-publicos-25327205?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar
Comments