De acordo com Cédric Durand, em entrevista concedida ao blog de Luiz Muller, a revolução chegou, só que acabou sendo realizada pelo capitalismo com suas fortalezas digitais. Em seu livro “Tecnofeudalismo. Crítica de la economía digital” (Editora La Cebra), ele explica como a captura de dados e a posição monopólica das plataformas digitais funcionam como uma fonte de valor.
.
Para ele, os poderes políticos devem decidir o que é aceitável nos efeitos produzidos por esses processos digitais de organização da economia. Então, é preciso controlar os algoritmos em termos legais, não simplesmente abri-los, para que os algoritmos não aumentem as discriminações ou a degradação da saúde dos trabalhadores, etc…
.
Outro viés tem a ver com a capacidade de centralizar os dados, o que dá uma vantagem competitiva insuperável, impactando, ainda, as possibilidades de se construir políticas sociais para um Estado ou uma região.
.
Veja a íntegra da entrevista em: https://luizmuller.com/2022/07/26/o-reinado-feudal-do-algoritmo-entrevista-com-cedric-durand/
Commentaires