Após meses ignorando as tentativas de contato do Tribunal Superior Eleitoral, chegando a ser determinada a suspensão da rede social, o Telegram firmou compromisso com o TSE para combater 'fake news' relativas às eleições.
O programa de enfrentamento à desinformação nas eleições, promovido pela Corte, tem como principal objetivo combater a desinformação relacionada à Justiça Eleitoral e à credibilidade das eleições, incluindo a segurança das urnas eletrônicas e a idoneidade dos atores envolvidos, como os ministros do TSE. Outras grandes plataformas já haviam aderido ao programa há mais tempo, como Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.
O compromisso firmado com as plataformas é de caráter administrativo e colaborativo, e cada uma delas deve desenvolver as próprias medidas, adequadas a seu modelo de atuação.
Não obstante, o Telegram ainda enfrenta procedimentos investigatórios relativos à difusão de desinformação, promovidos pelo Ministério Público Federal, que ainda podem gerar sanções como novo bloqueio do aplicativo.
Seguiremos acompanhando!
Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/03/telegram-assina-com-tse-compromisso-contra-fake-news-nas-eleicoes.shtml?pwgt=l94mlh8xjq7fvisryg0r045k1khzc5pdww3n5j2eyt25g076&utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwagift
Comments