Em 01/04/22, trabalhadores da Amazon em um armazém em Staten Island, Nova York, votaram pela sindicalização, o que configura uma vitória impressionante para uma campanha popular liderada por ex-funcionários da empresa.
A votação histórica foi de 2.654 para a união contra 2.131 contra. As cédulas foram lançadas pessoalmente durante cinco dias a partir da última sexta-feira. Cerca de 8.000 trabalhadores estavam aptos a votar.
Os trabalhadores, que escolhem e embalam itens para pedidos de clientes na instalação, serão representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Amazon, um grupo de startups formado por Christian Smalls depois que ele foi demitido da Amazon em março de 2020.
A Amazon montou uma robusta campanha anti-sindical. Dentro do armazém, a administração pendurou faixas "Vote Não" e realizou reuniões obrigatórias nas quais os trabalhadores foram instados a rejeitar a aliança. A empresa tem afirmado que prefere trabalhar diretamente com seus funcionários para fazer da Amazon um ótimo lugar para trabalhar.
O armazém de Staten Island foi apenas a segunda instalação da Amazon a realizar uma eleição sindical. A primeira, uma cédula de correio realizada no ano passado no armazém da Amazon em Bessemer, Alabama, foi invalidada pelo Conselho Nacional de Relações Trabalhistas depois que descobriu que a Amazon havia interferido indevidamente na eleição por ter uma caixa de correio instalada no estacionamento da instalação.
Seguiremos atentos às próximas uniões sindicais que envolvam as gigantes do E-commerce!
Fonte: https://www.npr.org/2022/04/01/1089318684/amazon-labor-union-staten-island-election-bessemer-alabama-warehouse-workers
Comments