Por meio da Portaria TSE nº 107/2022, o TSE instituiu um projeto-piloto para disponibilizar a entidades fiscalizadoras credenciadas, fora das dependências da Corte, acesso ao código-fonte do sistema eletrônico de votação e da urna eletrônica para as Eleições Gerais de 2022.
A ideia é que as três entidades selecionadas para o projeto– Polícia Federal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –, assinem os termos de compromisso e comecem o trabalho de inspeção até o final de fevereiro.
Visando dar transparência ao processo eleitoral brasileiro, serão disponibilizados os códigos-fonte dos sistemas utilizados para a geração de mídias, softwares embarcados na urna eletrônica e softwares de apoio aos testes de integridade.
“Após essa inspeção, as entidades deverão apresentar um relatório com possíveis achados e contribuições, que serão analisados e, se for o caso, implementados nos sistemas antes da respectiva lacração para as Eleições de 2022, auxiliando o Tribunal no aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro”, enfatiza o assessor-chefe de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini.
O @cyberleviathan seguirá acompanhando as inspeções divulgadas!
Fonte- íntegra da portaria: https://sintse.tse.jus.br/documentos/2022/Fev/17/diario-da-justica-eletronico-tse/portaria-no-107-de-16-de-fevereiro-de-2022-institui-projeto-piloto-com-o-objetivo-de-disponibilizar-
Comments