Quando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015, uma das finalidades dos Direitos Humanos da ONU era disponibilizar orientações sobre o tema para informar as políticas nacionais necessárias para implementá-las.
O resultado é que hoje, o Índice Universal de Direitos Humanos (UHRI), o maior e mais abrangente banco de dados de orientação de direitos humanos do mundo, está sendo alimentado pela inteligência artificial, mostrando os elos entre essa orientação e os ODS. A parceria entre a ONU Direitos Humanos, o Instituto Dinamarquês de Direitos Humanos e a Specialisterne começou em 2017. Reuniu uma grande diversidade de habilidades, conhecimentos e abordagens.
Antes disso, as dezenas de milhares de observações e recomendações da Revisão Periódica Universal, Dos Órgãos de Tratado e dos Procedimentos Especiais estavam sendo marcadas manualmente, com os funcionários da OHCHR gastando horas, dias, semanas e meses analisando e inserindo informações.
Enquanto este trabalho está sendo gradualmente substituído pela inteligência artificial, Mahamane Cissé-Gouro, diretor da Divisão de Mecanismos do Conselho de Direitos Humanos e Mecanismos do Tratado da ONU, explica que "Enquanto esperamos economizar milhares de horas em trabalho manual, especialistas em direitos humanos continuarão a realizar verificações de qualidade em cada etapa, o que, por sua vez, refina ainda mais a precisão do algoritmo".
Seguiremos acompanhando os usos da IA!
Fonte: https://www.ohchr.org/en/stories/2021/03/artificial-intelligence-ensuring-human-rights-heart-sustainable-development-goals
Kommentare