Na indicação literária de hoje, trazemos o primeiro romance de uma trilogia que mudaria os rumos da ficção científica contemporânea.
Publicado no ano de 1984, com ele nascia o movimento cyberpunk, subgênero que combina tecnologias de ponta com mundos decadentes e vidas em contextos degradantes.
O personagem Case é uma espécie de super-hacker do futuro, especializado em penetrar em sistemas corporativos para espalhar vírus e obter informações sigilosas. No mundo em que ele habita, a tecnologia consegue transformações espantosas na biologia do ser humano, como, por exemplo, implantes variados [como o de chips no cérebro e de punhais embaixo das unhas], olhos computadorizados, mudanças no caminho de canais lacrimais e drogas sintéticas alucinógenas sofisticadas.
Em um universo ''real'', cidadãos e criminosos fazem uso de substâncias e gadgets que aumentam a percepção e a performance, mundo onde órgãos sintéticos perfeitos estão disponíveis para transplantes e onde gigantescas corporações controlam o fluxo de produtos e informações. Nada mais verossímil, portanto.
Essa obra inspirou os filmes Matrix e Blade Runner.
Fique atento às próximas indicações literárias!!!
Comments